segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Meu Lugar Não!

Meu lugar não!

Por que meu Deus, sempre que eu entro no trem e encontro um lugar confortável, sento, abro meu livro e inicio a minha leitura, aparece vindo não sei de qual planeta: uma mulher grávida, ou uma criançinha, ou um velhinho? Não necessariamente nessa ordem... Nesses momentos me sinto um homem barroco dividido entre o prazer e o dever. Mas, existe algum imperativo moral que me obrigue a levantar e ceder o meu querido lugar a esses tipos de criaturas...
Primeiro vou analisar o velhinho. O que esse senhor faz essa hora da manhã dentro de um trem lotado? O ancião com certeza deve estar descumprindo alguma ordem filial. Uma pessoa em idade avançada só deve andar acompanhada do filho ou neto ou qualquer parente consangüíneo, por afinidade também serviria. A esse parente que seria guardião do idoso caberia madrugar na estação a fim de garantir o lugar para o seu patriarca, livrando os demais usuários do constrangimento e desconforto dessa situação. Conta-se uma lenda chinesa que em uma época distante os idosos eram levados a um monte bem alto e lá deixados para morrerem sozinhos. Não me pergunte como os velhinhos asiáticos conseguiam subir num monte tão alto...
Olhando a criança sou forçado a seguir a mesma linha de raciocínio, esteja ela no chão ou no colo. Devemos esquecer uma vez por todas, toda e qualquer comiseração ou simpatia que o pequeno possa despertar em nós, esteja ele acima ou abaixo da linha do horizonte. O progenitor, seu único e exclusivo responsável direto segundo as sagradas leis da biologia é que deve sempre garantir o seu bem estar. Lutar contra isso é querer subverter a ordem natural das coisas ditadas pela sábia natureza. É querer anarquizar o mundo.
Depois de resistirmos o idoso e a criança, resta- nos as mulheres grávidas, para podermos continuar desfrutando do agradável assento da Supervia... É preciso a princípio reconhecer que todas as tragédias humanas são de autorias delas. Não duvide, pois se não fossem as mulheres grávidas não existiriam: Caim, Nero, Maquiavel, Alexandre VI, Stalin, Mussolini, Hitler, Getúlio Vargas, George W. Bush e uma lista infindável de pessoas indesejáveis á humanidade. Sem falar nas mulheres grávidas pobres que são as únicas responsáveis pelo aumento da pobreza no mundo e conseqüentemente no Brasil. Suas atividades uterinas desregradas contribuem para diminuição do PIB e renda per capita...
Estava quase me convencendo quando tive que interromper minhas elucubrações, vindo não sei de onde, surgiu uma velhinha matusaléica, encarquilhada pelo peso dos anos e das experiências da vida. Mulher sofrida, Augusto dos Anjos teria compaixão dela. E eu num impulso humanista incontrolável e contrário a toda racionalidade aristotélica, levantei-me e cedi o meu lugar àquela senhora que podia ser minha mãe ou minha vó...

Nenhum comentário: