sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não vá se danar...

Eu só havia lido apenas duas linhas do livro de Platão quando as duas passageiras começaram a conversar sobre a essência da natureza humana. Ainda bem que ao meu lado, no banco do trem onde me encontrava, só havia um espaço desocupado e a que conduzia o diálogo teve que permanecer em pé.
__É preferível confiar numa cobra ou cachorro a confiar no homem.
Sabia que dali pra frente nada de bom poderia sair daquela fonte inesgotável de sabedoria feminina.
A outra concordou:
__ Ninguém presta mesmo. Eu já aconselhei a minha sobrinha ter cuidado e não se guiar apenas pela aparência. O mundo está cada vez pior.
Mentira, pois só existe um tipo de mulher que não se guia pela aparência: é a mulher muçulmana feliz que vive no reino paradisíaco de Maomé.
Nessa linha de raciocínio o falatório continuou:
__O ser humano é podre, egoísta e mau. Não está nem aí para o próximo! Não tem animal pior do que o homem. Ás vezes a gente quer ajudar as pessoas e acaba se dando mal. Acreditar em homem é praticamente exigir pra ser enganado.
Será que ela estava falando de Jesus Cristo que tentou ajudar os judeus e como recompensa foi crucificado? Ou era de Joaquim José Silva Xavier, o primeiro golpista político do Brasil?
Bem até chegar à Sampaio onde eu saltaria tive que beber daquele caldo metafísico em goles homeopáticos. Ou fossem relacionamentos amorosos mal sucedidos ou experiências filantrópicas trágicas. Nada disso autorizaria um discurso pró-cinismo, pois o bem se basta de si mesmo. Alguma dúvida? Pergunte a São Francisco de Assis que morreu em decorrência de privações causada por sua própria bondade ou Madre Tereza de Calcutá que dedicou toda sua vida aos indigentes e preferia vê um indianozinho morrer de fome do que permitir a distribuição de preservativos na Índia.
Depois fiquei imaginando como deveria ser difícil a vida daquelas duas pobres mulheres, a começar pelas necessidades básicas.
__Mãe, o Júlio está com febre! (diz a filha mais velha de uma das filósofas descritas acima).
São exatamente 23h45min e a essa hora achar uma cobra deve ser muito difícil, aliás dependendo onde você mora achar um ofídio será difícil em qualquer parte do dia. E achar uma cobra formada em medicina mais ainda. Lembrou do cachorro da vizinha que gostava de lamber feridas, talvez soubesse algo de enfermagem. Nada, o canino até veio, olhou a menina emitiu um ruído que parecia choro e sentou com um olhar vago, olhar vago de Capitu.
Na educação também não seria diferente:
__ O que aquele cachorro te ensinou hoje, filho?
__Mas uma vez nada! Só latiu, mamãe.

Brincadeiras à parte, o homem é a maior criação divina e já vem formatado de fábrica para ser uma grande pessoa. Todos indiscutivelmente! Sabe aquele mendigo que você viu remexendo o lixo de um restaurante? Sim! Ele também! O político corrupto que rouba merenda das criançinhas não fica de fora desse esquema...
Assim como ninguém nasceu para não prestar, ninguém também nasceu para ser mau ou ganancioso e se nós nos tornamos assim é simplesmente devido às nossas escolhas.
Não disse nada àquelas duas mulheres, faltou-me tato e pesou-me o fato de ser homem...

final




Nenhum comentário: