terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sou hexa !!! E daí?

Sou hexa !!! E daí?

O que seria esse sentimento de regozijo proporcionado pela vitória de um time de futebol? Sei que nado contra a maré... O que muda na vida das pessoas com o Mengão se tornando Hexa? Ontem na minha rua e ruas circunvizinhas pude acompanhar a euforia coletiva que contagiou por sugestão e por emoção milhares de pessoas, parecia que o bairro inteiro era rubro-negro, até no culto à noite no grupo de louvor uma moça exibia a camisa de seu time campeão, mas essa já estava perdoada, era adolescente... Sempre desconfio de qualquer instituição ou prática que menospreza ou aviltar o que temos de melhor: nossa individualidade, com exceção é claro do cristianismo que ordena que o velho e pecaminoso eu morra para que Cristo possa viver em nós... Uma troca bem vantajosa!!!

Entre gritos, palavrões e fogos comecei a analisar esse ser estranho e medonho chamado torcedor! Primeiro: Ele fala como se o time fosse dele! Isso em psiquiatria é personalidade sublimada ou sublimação, um mecanismo de defesa que a pessoa se reveste para poder suportar a dureza denotativa e conotativa da própria vida...Gesticula e briga como se estivesse defendendo a honra da família. Na maioria das vezes possui neurônios emigrantes e vive abaixo da linha da humanidade... Chamo linha da humanidade aquele estágio que em que o ser humano tem consciência de si e da realidade que o cerca, Como dizia o grande escritor Elias Canetti: em seu mundo particular todo mundo é personagem principal! Alguns no paroxismo da devoção são capazes de sacrificar a própria vida ou a vida de terceiros(como na maioria das vezes acontece)... Berram e batem no peito acreditando ser algo que realmente não são! Defendem uma posição que até para alguns jogadores é desconhecida!
Na Roma antiga ao povo era dado pão e circo com o intuito de dissipar qualquer revolta e indisposição contra o império. (Hoje, ao povo brasileiro é dado samba, televisão, futebol e carnaval para que a orgia política e social se prolongue por muitas e muitas décadas...) Os torcedores de hoje são descendentes dessas antigas torcidas sanguinárias que iam às arenas assistirem os cristãos serem devorados e os gladiadores lutarem até a última gota de sangue .

Bem, é melhor para por aqui, só vou dizer só mais uma cosa: nessa horda barulhenta o que mais me impressiona é encontrar seguidores de Cristo, isso mesmo! Cristãos! Evangélicos! Crentes! Pessoas que um dia afirmaram com toda convicção que nasceram de novo e que estavam mortas para o mundo que como todo bom cristão sabe, jaz e não jazz no maligno...
Um abraço!!!

Nenhum comentário: