domingo, 3 de agosto de 2008

Educação emocional

É sempre bem-vinda qualquer iniciativa que vise o amadurecimento emocional das pessoas. E se essas mudanças começarem na infância, melhor ainda. Como ninguém está a salvo da dor, do fracasso e das tragédias, não há inconveniência alguma em preparar afetivamente por meio de uma educação metódica, dada nas escolas, os pequenos para as vicissitudes da existência.

A forma como é feita em alguns colégios de São Paulo parece ideal. Contar histórias difíceis e complicadas e tentar tirar alguma lição positiva das situações. Dessa forma os alunos vão experimentando as variedades de formas que a vida pode ter, e que o importante é superar os obstáculos, seguindo em frente.

Há uma história de um rei muito poderoso que parece que não foi muito bem nesse programa de educação emocional... Inconsolado com a morte prematura de um grande amigo, prometeu metade de seu reino para quem o trouxesse de volta do além. Algum tempo depois apareceu um sábio e propôs o seguinte:
__Senhor, basta atender-me em um único pedido que trarei seu amigo de volta.
O rei radiante concordou.
__Mande seus soldados trazerem dez pessoas que nunca tenham sofrido ou chorado ou perdido algo na vida.
O exército real partiu na busca. Passou-se uma semana, um mês, um ano e absolutamente nada!
O rei, que tendo recuperado já uma parte de sua capacidade de discernimento, mandou chamar o ancião:
__Mas que raio de pedido foi esse que você me fez? Minha tropa não conseguiu achara nem sequer uma pessoa nessas condições!!!
__Pois é senhor! O sofrimento faz parte da vida humana!
Irritadíssimo o rei mandou enforcar aquele filósofo de meia-tijela que além de não atendê-lo, ainda causou uma grande despesa nos cofres do estado numa busca inútil.

Assim o mais importante, como já foi dito, é continuar e saber que a vida vale a pena, mesmo que o carro em que estava funkeiro, que você admira demais, se chocou com outro veículo dirigido por um motorista embriagado imprudente. E o pai, a mãe, o irmãozinho, o filho, a esposa , o papagaio e o cachorro do funkeiro não sobreviveram.
E você, graças ao tratamento de amadurecimento emocional escolar, saberá exatamente o que fazer: superar a dor da perda tão grande no mundo musical, dá a volta por cima e agradecer o motorista criminoso, já que o código de trânsito tratará o infrator com uma tolerância quase maternal.

Nenhum comentário: